NORMAS GERAIS PARA 
APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS

 

1. FORMATO E ESTILO

  

1.1. Os textos completos (incluindo notas de rodapé e referências bibliográficas) devem conter de 15 a 25 páginas, tamanho A4, padrão ABNT.

 

1.2. Os textos devem ser digitados, respeitando as seguintes dimensões: Papel A4; letra Times New Roman; tamanho 12, espaçamento simples entre linhas. Margem superior de 3,0 cm; inferior de 2,0 cm; direita de 2,0cm e esquerda de 3,0cm. As referências bibliográficas devem ser feitas em nota de rodapé, na própria página. É vedada a utilização de fotos ou gráficos coloridos, sendo admitidos apenas tons de preto e cinza.

1.3. Os parágrafos deverão ser de 2 (dois) centímetros.

 

1.4. Estrutura da primeira página

a) Título, centralizado na primeira linha, com letra tamanho 15, maiúscula, em negrito; o título do trabalho deve guardar conexão direta com as conclusões articuladas, em especial com a conclusão principal.

b) Duas linhas abaixo, o nome do autor, centralizado, com letra tamanho 13, maiúscula, fonte Italic bold em negrito. Em nota de rodapé, sua instituição e/ou cargo, não excedendo duas linhas. Deixe uma linha em branco e repita o procedimento, caso existam outros autores.

c) Um resumo (abstract) em português, com no máximo 600 caracteres (contagem “sem espaço”), em tamanho 10, centralizado. (Ex.: “O presente estudo analisa a evolução da proteção da paisagem no Brasil. Após uma breve abordagem histórica, critica a ausência de um tratamento sistemático da matéria. Ao final, propõe um novo modelo legislativo de regulação do tema”).

d) O corpo do trabalho deve seguir imediatamente após o resumo.

 

1.5. Corpo do Trabalho

a) Posicione à esquerda os títulos das seções, em negrito e com numeração arábica. Entre cada seção respeite o espaço de uma linha.

b) No texto do artigo, é vedado o uso de negrito e sublinhado. Admite-se apenas o itálico, desde que utilizado com moderação, para destacar determinada expressão.

 

1.6. Citações

Eventuais citações, no corpo do trabalho, devem ser ressaltadas com recuo com a fonte em itálico, sem aspas. Na medida do possível, devem ser evitadas citações longas, de mais de duas linhas, exceto quando absolutamente essencial ao desenvolvimento do raciocínio. Também devem ser evitadas as citações de fontes secundárias (“apud”), ou transcrição, na forma de citação, em língua estrangeira, devendo-se preferir a tradução pelo autor do trabalho.

 

1.7. Numeração

a) A numeração das seções deve ser arábica do tipo:

1.

1.1

1.1.1

b) Coloque ponto e não hífen entre o número e o título da seção, dando (um) 1 espaço entre o ponto e o título ou sub-título.

c) Títulos e sub-títulos não devem ser seguidos de ponto (.) ou dois pontos (:).

 

1.8. Conclusões articuladas

a) Trabalhos sem conclusões articuladas serão liminarmente rejeitadas.

b) As conclusões articuladas devem: guardar numeração seguindo a sequência dos títulos; limitar-se a cinco linhas; prezar pela objetividade e clareza.